Tanques Alemães da Segunda Guerra Mundial

Panzer é uma abreviação de “Panzerkampfwagen”, um substantivo Alemão que se traduz como “Veículo Blindado de Combate”, que na Inglaterra e nos Estados Unidos convencionou-se chamar de tanque. Tornou-se sinónimo dos tanques de batalha Alemães durante os anos 30 e 40, e é geralmente designado por sua abreviatura “PzKpfw”. Panzers foram usados em ambos os organismos terrestres que compunham as forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial: a Waffen SS e a Wehrmacht.
Panzerkampfwagen IV Ausf.G, com as cores do Afrika Korps, preservado em museu.
Panzerkampfwagen IV Ausf.G, com as cores do Afrika Korps, preservado em museu.

Abaixo, alguns dos modelos Panzer usados pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra: * Panzer I * Panzer II * Panzer III * Panzer IV * Panzer V – Panther (Pantera) * Panzer VI – Tiger (Tigre) * Panzer VI – Tiger II (Tigre II ou Tigre Rei) * Panzer 35(t) * Panzer 38(t)

Variações individuais a estes modelos básicos foram identificadas com uma letra Ausführung (relativa à versão), que identificavam aperfeiçoamentos promovidos nos modelos iniciais, como a adoção de blindagens adicionais, diferentes combinações e modelos de armas e motorização, dentre outros itens. Em conseqüência a designação completa para identificação de um modelo Panzer é bastante complexa. Por exemplo, livros inteiros foram escritos para explicar diferenças entre um Pz.Kpfw III Ausf. E(U) e um Pz.Kpfw III Ausf. F(U).

O termo Panzer pode causar certa confusão ao se referir ao PzKpfw V Panther (Pantera). Neste caso o modelo recebeu um codinome ou nome-de-guerra, no caso, Panther. Deve-se notar que o termo “Panzer” significa “blindado” (ou tanque), enquanto o termo “Panther” é o codinome do modelo, o mesmo que em Inglês significa Pantera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>